o papel do franqueador para o sucesso da franquia o papel do franqueador para o sucesso da franquia

O papel do franqueador para o sucesso da franquia: cases e dicas!

5 minutos para ler

Saber qual é o papel do franqueador para o sucesso da franquia é fundamental, tendo em vista que o sucesso do negócio não acontece de uma hora para outra. Para chegar aos resultados esperados, é preciso investir em diversas estratégias, como inovação, preparação dos franqueados, aplicação de boas ações de marketing, entre outros.

Para isso, é necessário também contar com certas habilidades, como uma boa visão de mercado, organização e demais práticas necessárias para que a marca seja reconhecida no segmento e atraia eventuais investidores.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar medidas importantes que devem partir do franqueador com o intuito de atingir o êxito necessário para se destacar no ramo de atuação. Confira!

A importância do relacionamento com a rede franqueada

Um vínculo saudável entre franqueador e franqueado é essencial para estabelecer uma parceria de sucesso. Por meio de uma comunicação clara e objetiva, é possível prevenir e solucionar conflitos, além de tornar o ambiente mais agradável para trabalhar.

O trabalho em conjunto também é necessário para manter o bom relacionamento nas atividades, tendo em vista os benefícios alcançados quando a equipe compartilha da mesma visão e dos mesmos objetivos. O tratamento da rede de franquias precisa de comprometimento mútuo, considerando que a expansão da marca depende dos esforços de todos.

Como forma de alcançar o melhor desse relacionamento, é importante o estabelecimento de canais de comunicação eficientes e acessíveis para colaborar para o funcionamento das unidades da rede, para a promoção de uma gestão participativa, do conselho de franqueados, da associação de rede e dos comitês de franqueados. Dessa forma, o franqueador pode orientar o sucesso do negócio.

As etapas que devem ser exploradas pelo franqueador

Entre as etapas que fazem parte do processo relacionado ao modelo de negócio de franquias, existem aquelas que podem ser exploradas pelo franqueador para o sucesso da unidade. Veja algumas delas a seguir.

Busca pelos franqueados adequados

Para o crescimento da rede, é primordial o apoio dos franqueados, já que são eles que entram com os recursos necessários para a instalação de novas unidades. Por isso, durante o processo de seleção, é importante que o franqueador identifique o perfil adequado para investir na marca e de acordo com as políticas da empresa.

Fornecimento de treinamentos

O treinamento inicial é uma fase muito importante para o sucesso do negócio. Por esse motivo, esse processo deve ser bem planejado pelo franqueador, contemplando toda a orientação necessária para a unidade produzir e manter o padrão de qualidade da rede.

Supervisão das unidades de franquias

É muito importante que o franqueador acompanhe o andamento da rede completa de franquias. Isso porque todas as unidades precisam respeitar as normas e os padrões definidos, considerando que, caso o estabelecimento não se ajuste às orientações relativas à padronização, pode negativar a reputação da marca.

Os cases de sucesso de franquias clientes da Novoa Prado

São diversos os casos de sucesso vividos pelos clientes da Novoa Prado. Por isso, separamos dois cases incríveis para você conhecer.

Óticas Carol

Trata-se da rede de óticas que mais cresce no Brasil, criada por Odilon Santana Neto, em 1997, que trabalha com a finalidade de fornecer um luxo acessível. A estratégia de expansão se iniciou em 2020, com base na adoção do sistema de franchising. A partir disso, a empresa passou a ser bem-sucedida em seu plano de crescimento, chegando ao número de mais de 1.350 lojas em diversos locais do país.

Entre os principais diferenciais da marca, estão: padronização da metodologia de gestão na rede, por meio de um modelo proporcionado com a implementação de tecnologias adequadas; engajamento da equipe em usufruir das inovações, entre outros.

Água Doce Cachaçaria

Criada em 1990, por Delfino Golfeto, a rede da Água Doce Cachaçaria cresce em torno de 15% ao ano, ultrapassando a marca superior a 100 franqueados em todo o Brasil, recebendo o selo de excelência na categoria pleno pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por cinco anos consecutivos.

Mudar a visão dos consumidores em relação à bebida e prezar pela qualidade dos serviços oferecidos foram os grandes desafios superados pela rede.

Entre os principais diferenciais, estão: busca por empreendedores dispostos a trabalhar com os produtos e que desejem crescer profissionalmente, estabelecimento de uma franquia sólida no mercado, oferecimento de suporte para abertura da franquia, atuação com produtos de alta demanda, treinamento dos franqueados e auxílio no desenvolvimento do marketing local.

Como é possível perceber, entender o papel do franqueador para o sucesso da franquia é fundamental.

Para o alcance de um resultado mais efetivo, é importante contar com parcerias legais e jurídicas de auxílio para questões contratuais e de consultoria em relação à documentação, à imersão da empresa no franchising, à negociação, à mediação, entre outros, como a Novoa Prado, que ajuda e orienta clientes de diversos segmentos e marcas, com o intuito de sanar as principais dificuldades encontradas na gestão das atividades.

Este conteúdo sobre o papel do franqueador para o sucesso da franquia foi útil? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário